/ Matérias

Já conhece o shorts? Ferramenta de vídeos curtos do Youtube quer concorrer com TikTok e Instagram

- Por Wenderson França

Já conhece o shorts? Ferramenta de vídeos curtos do Youtube quer concorrer com TikTok e Instagram

Os vídeos curtos tem feito muito sucesso nas redes sociais, não tem jeito essa nova maneira de produzir conteúdo tornou-se realmente uma febre. Você conhece a nova ferramenta do Youtube? Estamos falando do Shorts, nova ferramenta de vídeos curtos e dinâmicos, lançada pelo para concorrer com o TikTok e Reeals do Instagram.

Já imaginou lançar uma dancinha pro universo inteiro de uma das maiores plataformas de vídeo do mundo, acompanhar? Cola com o Portal KondZilla que te explicaremos como usar. 

Vamos lá! O Youtube Shorts é a nova ferramenta para fazer vídeos na plataforma, estamos falando daqueles vídeos de até um minuto, dinâmico e bastante conhecidos através do TikTok e Reeals do Instagram. Pelo o que tudo indica a idéia do Youtube é que você possa criar conteúdo apenas usando a câmera do seu smartphone assim como nas outras plataformas.

Ou seja, o Shorts te permite gravar vídeos verticais de até 60 segundos,  separá-los em vários clipes o levando a recomendação na página inicial do Youtube. 

Após passar pelos primeiros testes de lançamento na Índia e nos Estados Unidos, o YouTube começou a expandir a ferramenta e o recurso chegou ao Brasil no início de junho de 2021.

Você pode encontrar os vídeos publicados no Shorts na versão Mobile do Youtube, ou seja, através do celular. Disponível para Android e IOS eles ficam separados na categoria “Shorts”. Inclusive, cola lá no Portal KondZilla do Youtube que tem alguns cortes do Podcast ParçasZilla na versão Shorts. 

Como criar um shorts? 

Acha que acabou? Não, não. Para quem deseja criar, a ferramentas tem recursos de edição básica de vídeo, como adição de textos, legendas, utilização de filtros e efeitos de cores. Você pode ainda usar trechos de outros conteúdos do Youtube para divulgação de seu canal através de colagens e mixes de áudios, músicas e vídeos de outras contas. Mas ta ligado, para que um conteúdo possa ser compartilhado assim, é necessário que o canal do vídeo original tenha dado autorização para esse tipo de uso. 

Passo 1. Abra o aplicativo do YouTube e toque em “+” no centro da tela. Em seguida, selecione “Criar um short” para acessar o YouTube Shorts;

Passo 2. Para gravar um vídeo, toque no círculo vermelho. Basta clicar novamente para pausar a gravação. A barrinha vermelha na parte superior indica o tempo de gravação;

Passo 3. Para adicionar um filtro na gravação, selecione a opção “Filtros” do lado direito da tela. Para escolher o estilo de edição de imagem que deseja, basta tocar em “Concluído”;

Passo 4. O YouTube Shorts permite gravar em câmera lenta ou acelerada. Para isso, toque em “Velocidade” do lado direito da tela. Na barra que aparece na parte inferior, toque na velocidade escolhida — quanto maior o número, mais rápido fica o vídeo;

Passo 5. Para adicionar ao vídeo alguma faixa da biblioteca de áudio do YouTube Shorts, toque em “Adicionar música” no canto superior do display. Em seguida, selecione o título que deseja usar de trilha sonora e toque no círculo azul para finalizar;

Passo 6. Para confirmar a edição, toque no símbolo de “check” no canto inferior direito da tela. Você também pode, neste momento, adicionar textos no vídeo com a opção “Textos”, mudar a música, aplicar um novo filtro ou ajustar a ordem dos clipes gravados;

Passo 7. Para salvar o vídeo editado, toque em “Próxima”, dê um nome à gravação e escolha se deseja tornar o conteúdo público ou privado. Então, pressione o botão “Enviar” para postar o clipe no YouTube Shorts.

E aí, pronto para se divertir com os shorts ou até quem sabe criar aquele conteúdo bala? Então, marcha que esse é o momento. Já sabe né? Qualquer novidade quanto a nova ferramenta do Youtube, o Shorts, fica ligada aqui mesmo no site do Portal KondZilla que iremos trazer em primeira mão.

Tags relacionadas:

Bastidores

Notícias

Comportamento

Matérias

Tecnologia