Inscrições para o 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão
Young students learning,library bookshelves on background Créditos: FreePik.com
- Por Fernanda Souza

Inscrições para o 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Tá rolando uma parada daora pra você estudante que está iniciando sua jornada no jornalismo. O 11º prêmio Jovem Jornalistas Fernando Pacheco Jordão dá a chance de você adquirir uma experiência acadêmica incrível e ainda concorrer ao prêmio com seu texto. As inscrições do concurso deste ano, desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog, desde 2009, vão até o dia 5 de julho. Se liga que o Portal KondZilla te conta mais sobre essa oportunidade.

O Prêmio Jovem Jornalista tem como objetivo impulsionar os trabalhos desenvolvidos por jovens que estão começando sua carreira no mundo jornalístico, criando oportunidade para experiências acadêmicas de um estudante, já que esta vivência é fundamental para aprender aquilo estudado em teoria.

Segundo o portal do edital, o projeto é uma homenagem aos jornalistas Fernando Pacheco Jordão, o qual tinha uma preocupação com o desenvolvimento dos jornalistas de imprensa, e Vladimir Herzog, dedicado ao trabalho ‘’verdadeiro e responsável’’. Por isso, todas as propostas de temas para o desenvolvimento dos textos buscam pautas reflexivas. O tema deste ano é “A face humana dos movimentos imigratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira”.

O processo para participar desta competição é enriquecedora, já que é necessário que o estudante (ou a dupla, ambos da mesma instituição), seja acompanhado por um jornalista mentor denominado pela organização do Prêmio e por um professor da instituição que estuda. Outra coisa bacana é o fato do texto ter de ser produzido de acordo com a realidade da região que o candidato estuda, proporcionado uma experiência de campo valiosa, envolvendo outras áreas do conhecimento como geografia e história. Por fim, o Prêmio agrega valor para instituição, pois deve ser publicado no veículo de comunicação da faculdade.

Para se ter uma ideia, no ano passado o tema foi “A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil”. No site, na sessão acervo, tem uma lista com os temas da outras edições, textos premiados e ideias compartilhadas. Isso ajuda muito quem tem interesse em participar do prêmio.

Se você curtiu o tema deste ano, as inscrições devem ser feitas pelo site do Prêmio: www.jovemjornalista.org.br. É importante que cada participante leia com atenção o regulamento para que todo o processo seja realizado com sucesso, porque as etapas são criteriosas. Tem especificações, como por exemplo, mostrar a proposta de pauta, desenvolver o gênero reportagem com suas características textuais particulares, escolher a modalidade do veículo de comunicação, dentre outras.

A seleção também é criteriosa, pois conta com uma equipe de empresa, professores e pesquisadores da área de comunicação, preparados para analisar e selecionar os projetos vencedores. Para se ter uma ideia, os critérios dessa banca são: I. relevância da proposta no contexto dos temas apresentados; II. criatividade na apresentação e desenvolvimento da proposta de pauta e III. exequibilidade do projeto considerando a data limite de entrega da matéria.

Então, aproveita que o site é muito didático, todo organizado e muito explicativo. Para se inscrever, é só acessar: 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.

Tags relacionadas:

Matérias

Educação