Compositor MC EZ dá 5 dicas para compor letras
Créditos: Reprodução
- Por Gabriela Ferreira

Compositor MC EZ dá 5 dicas para compor letras

Muitos podem não saber, mas o MC EZ é o compositor de vários hits que nasceram aqui na KondZilla, como é o caso de “Olha a Explosão”, do Kevinho, e das músicas do MC Doni, de “Sintonia”, que ele escreveu com o Jottapê. Chega mais pra conhecer sobre ele e ainda tirar umas diquinhas de como escrever.

Jottapê, Alok e EZ

Ezequias Rocha Gomes, 36 anos, de Taboão da Serra, mais conhecido como MC EZ, começou a compor há mais de 15 anos. “Eu cresci dentro de um orfanato e lá despertou a parada da música em mim”, conta ele. “Sempre curti rimar, música e comecei cantando num grupo de RAP, o R.A.P, como backing vocal”.

Carreira de Compositor

A veia da escrita veio naturalmente já que EZ sempre curtiu escrever e sempre teve facilidade. “O processo foi muito natural. Eu colava com o DJ Biel Bolado, que hoje é da KondZilla, e sempre chegava os caras pra gravar música com umas letras nada a ver e eu ajudava eles a melhorar. Fui fazendo isso e deu no que deu”.

Apesar de ter escrito muitos hits durante a carreira, o som que mudou a vida do compositor foi “Olha a Explosão“, primeiro sucesso do Kevinho, que hoje passa de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Ele também escreveu “Pega a Receita“, “Facilita“” ambas do Kevinho e as três músicas de “Sintonia“: “Te Amo Sem Compromisso“, “Passei de Nave” e “Não Vai ser Fácil“. “Me orgulho de todas as músicas que fiz, mas ‘Olha a Explosão‘ foi a que mudou minha vida, me deu uma casa”, comenta ele.

Compor é um exercício de criatividade e quando ela vem não tem jeito. “Eu vivo cantarolando então sempre que vem alguma coisa na minha mente, eu já escrevo. Tento sempre andar com um caderno e uma caneta”, comenta ele. “Me inspiro pelas gírias novas que aparecem, no que a galera diz na rua”.

Por falar em inspiração, tem muita gente por aí querendo ser MC. Nessa época em que estamos mais em casa do que na rua, podemos tentar exercer alguns hobbies, ou seja, pra você que sonha em ser MC (ou até mesmo já começou no corre), bora escrever bastante.

5 Dicas para compor letras

1 – Estudar a melodia: a melodia é o mais importante, estuda bem ela pra poder fazer a letra.
2 – Referências: estudar o que tá dando certo de melodia. Música é que nem moda, sempre muda.
3 – Refrão: o refrão tem que ser marcante, então tem que trabalhar muito ele, tem que ficar na cabeça, ser forte.
4 – Revisão: tem que revisar a música pra ter certeza que ela tem um começo meio e fim. Se tiver, a chance de dar certo é maior.
5 – Amor: tudo que a gente vai fazer, temos que fazer com muito amor e ir pra cima.

E aí, anotou? Já aproveita as dicas do EZ e joga seus pensamentos no papel, sejam eles de sentimentos bons ou ruins. Escrever é um jeito de nos expressar e pra quem quer ser MC, é muito legal manjar bastante da escrita. Então vamos treinar!

Leia também:

“Ninguém vive de fama”, conta Praga, o “Caneta de Ouro”, sobre os bastidores da composição
No universo do funk, ser compositor é coisa séria
Entenda mais da profissão de compositor, com a história do 2N

Tags relacionadas:

Produtor / DJ

Matérias