Uber e Cufa criam pontos de embarque no Heliópolis
*Imagens: Divulgação
Quem mora em grandes comunidades sabe a dificuldade que é pedir um carro ou voltar pra casa com esses transportes de aplicativo. A Cufa (Central Unificada das Favelas) e a Uber firmaram uma parceria muito foda pra resolver isso, levando pontos de embarque do transporte para uma dessas regiões, o Heliópolis. Isso faz com que as pessoas tenham mais acesso à esse tipo de serviço, além de estimular que a própria galera do Helipa queira trabalhar com o app. Chega mais que o Portal KondZilla te explica mais sobre isso.
Para que o projeto saísse do papel, a Cufa e a Uber fizeram uma série de reuniões com as instituições e lideranças do Heliópolis pra entender como suprir as demandas da região. Neste primeiro momento, quatro pontos já estão funcionando: um no Hospital Heliópolis, um no AMA/UBS, na Paróquia São João Clímaco e outra em frente ao Posto Shell, na esquina da Estrada das Lágrimas com a Rua Caripurã. A ideia é que ninguém tenha que andar mais de 7 minutos para embarcar ou desembarcar de um Uber.
“A ideia inicial foi da própria Uber, que queria democratizar o uso do aplicativo porque ainda tem muitos motoristas que têm medo de acessar áreas consideradas de risco”, comenta o Coordenador da Cufa no Heliópolis, Jonathan de Ávila.
Segundo ele, a comunidade é a primeira do Brasil a receber sinal da Uber e que a ideia é que todas as periferias tenham. Se o projeto piloto der certo, a empresa vai continuar expandindo seu sinal. “A comunidade tem que fazer com que o motorista se sinta seguro, mas isso é com o tempo”, disse ele.
“Estamos fazendo todo um projeto de divulgação com placas e cartazes para avisar a comunidade que o projeto já está rolando”, explica ele.
Ilustração de como é o ponto de embarque e desembarque
Além da questão de criar os pontos de embarque e precisar divulgar bem o projeto, outra coisa que necessitou de reparos para ajudar na mobilidade foi ajeitar os mapas digitais porque muitos não contavam com as ruas estreitas do Heliópolis, tudo para fazer com que seja mais fácil conseguir se deslocar dentro da comunidade.
Pra somar ainda mais no projeto e na vida dos moradores, em Abril, a Uber vai realizar uma feira de empreendedorismo na perifa, com a presença de locadoras de carros e outras empresas que podem ajudar a estimular a galera que nunca considerou esse tipo de trabalho a querer trabalhar com a Uber ou com a Uber Eats, além de claro, tirar qualquer eventual dúvida.