Ministro da Educação, Abraham Weintraub, anuncia saída do MEC
O ministro da educação Abraham Weintraub anunciou nesta quarta-feira (18) a saída do cargo. Em vídeo publicado no seu canal do Youtube, o agora ex-ministro, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, leu um depoimento, agradeceu o presidente e declarou apoio a Bolsonaro. Weintraub é investigado em três ações no STF e ficou 14 meses como ministro.
A saída acontece num momento crítico para o governo federal. Este é o segundo ministro da educação que se afasta da pasta desde o início do mandato do presidente. Ainda não foi oficializado nenhum nome para assumir a pasta.
Weintraub anunciou que assume vaga no Banco Mundial, com sede no EUA, e justificou que isso trará a segurança que não encontra hoje no país. “A gente vai poder ter a segurança que hoje tá me deixando muito preocupado”.
“Agradeço a honra que foi participar do seu governo, presidente, e desejo toda a sorte e sucesso que o senhor merece neste desafio gigante, que é salvar o Brasil”, disse o ministro em outra fala. “Estou fechando um ciclo, presidente, e começando outro. Claro que sigo apoiando o senhor, presidente Bolsonaro, como fiz nos últimos três anos”
O ex-ministro é investigado em três ações do STF: apoiar a disseminação de fake news, insulto ao povo da China e injúria contra integrantes do STF.